Documento sem título

Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Cargas

História

Um evento anual que pudesse reunir transportadores, empresários e lideranças do setor de transporte de cargas, com o objetivo de debater temas relevantes e disseminar projetos e soluções que contribuíssem para o desenvolvimento do setor de transporte de cargas do país, foi com esse propósito que a ABTC idealizou o Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Cargas.

João Pessoa, capital da Paraíba, recebeu o 1° Congresso realizado no ano de 2000. Desde então, o evento ocorreu em diferentes capitais como, Florianópolis (SC), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Belo Horizonte (MG) e Maceió (AL).

Mais de 5 mil pessoas de diversas partes do país já participaram do Congresso e puderam discutir temas como, consumo racional do combustível; segurança nas estradas; excelência humana no setor de transporte de cargas; logística como elemento de crescimento; transporte e responsabilidade socioambiental, Lei do Caminhoneiro (Lei 13.103/15), renovação de frota; Pró-caminhoneiro; sistema tributário brasileiro, sucessão familiar, entre outros.

Em suas 14 edições, o evento reuniu especialistas no setor e profissionais renomados como o economista Raul Velloso, o doutor em Ciência Política, Paulo Kramer, o ex-ministro da Fazenda, Delfim Netto, o professor da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, o colunista da rádio CBN, Carlos Júlio, o atual ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, o presidente da CNT, Clésio Andrade, além de senadores, deputados, professores, acadêmicos, jornalistas e representantes do DNIT, ANTAQ, ANTT, SEST SENAT, DENATRAN, ABCR, ANTF, CNA, CNI e ANAC.

No encerramento de cada Congresso é elaborado um documento final, com os principais pontos debatidos e as conclusões feitas pelos congressistas. A carta, que leva o nome da cidade na qual o evento foi realizado, é levada às autoridades competentes dos três poderes com propostas que possam contribuir para o crescimento da economia e o desenvolvimento do país.

Homenagem

Como símbolo maior do reconhecimento dos transportadores brasileiros àqueles que doaram talentos, competências e esforços pessoais pela melhoria do transporte no Brasil, foi instituído, pela ABTC, o “Troféu Transportador” que é entregue, no Congresso, a diversas personalidades que se destacaram pela prestação de serviços relevantes ao setor de transporte de carga. Entre os homenageados estão, Nelson Piquet, Irani Bertolini, Fernando Bezerra Coelho, Noburo Ofugi, Clésio Andrade, entre outros.

Palavra do Presidente 

O evento já está consolidado e é reconhecido como um dos mais importantes do setor. O Congresso tem cumprido com eficiência o seu papel. Não apenas com o objetivo de elencar os problemas e gargalos que atingem o transporte de cargas, mas subsidiar as autoridades com soluções e alternativas, que partem de autoridades e especialistas no assunto. 

É consenso no setor, a urgência da concepção de um sistema logístico expandido, planejado e integrado em todas as modalidades. Existe ainda a constatação de que práticas mais econômicas e integradas nas atividades de transporte, dependem de boas condições de infraestrutura e que a redução do custo Brasil depende da continuidade e da ampliação dos investimentos nos sistemas de transporte. O cenário econômico do Brasil também impacta diretamente no setor e o Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Cargas é uma oportunidade única de colocar esses temas em pauta e contribuir diretamente no processo de recuperação do crescimento país. (Pedro Lopes)

Veja abaixo as fotos das 14 edições do Congresso:

 
Belém (PA) - 2017
 
Brasília (DF) - 2013
 
Maceió (AL) - 2012
 
Belo Horizonte (MG) - 2011
 
Natal (RN) - 2010
 
Rio de Janeiro (RJ) - 2009
 
Recife (PE) - 2008
 
Joinville (SC) - 2007
 
Salvador (BA) - 2006
 
Belém (PA) - 2005
 
Foz do Iguaçu (PR) - 2004
 
Fortaleza (CE) - 2003
 
Brasília (DF) - 2002
 
Florianópolis (SC) - 2001
 
João Pessoa (PB) - 2000
 
TOPO